top of page
Buscar

CINCO PONTOS QUE VOCÊ DEVE CONSIDERAR ANTES DE COMPRAR FONTES AC OU DC

  • Foto do escritor: Power On Tecnologia
    Power On Tecnologia
  • 4 de abr. de 2023
  • 4 min de leitura

14 de outubro de 2022

Tópicos: Fontes de alimentação AC, Fontes de alimentação DC

Tradução: Power On Tecnologia Ltda


Ao escolher fontes CA ou CC programĂĄveis, olhe alĂ©m das especificaçÔes principais, como potĂȘncia e tensĂŁo, antes de comprar. Escolha um fornecedor que ofereça flexibilidade em relação Ă s opçÔes de interface, suporte de software, tamanho e peso, recursos de medição de saĂ­da e condiçÔes ambientais.


1. Certifique-se de ter opçÔes flexíveis de controle e interface.

VocĂȘ descobrirĂĄ que os fabricantes oferecem uma variedade de opçÔes de interface, desde o controle do painel frontal atĂ© a conectividade Ethernet. O controle do painel frontal pode ser Ăștil na configuração de teste e em testes simples. Procure um controle do painel frontal que forneça um ajuste fino preciso e permita que vocĂȘ varra rapidamente a saĂ­da em uma ampla faixa. A AMETEK Programmable Power usa um algoritmo dinĂąmico de mudança de taxa para fornecer essa funcionalidade.

Para facilitar o controle centralizado de vĂĄrios instrumentos, considere Ethernet ou USB. Outras opçÔes de interface incluem analĂłgica, RS-232C e GPIB. Essas interfaces venerĂĄveis estĂŁo se tornando menos populares, mas podem ser Ășteis se vocĂȘ integrar um novo instrumento a um sistema legado. Saber o que estĂĄ disponĂ­vel permitirĂĄ que vocĂȘ selecione as opçÔes de controle e interface que melhor atendem Ă s suas necessidades.


2. Considere o ambiente de software.

VocĂȘ precisarĂĄ de software se estiver usando um computador para fornecer controle remoto de sua fonte. VocĂȘ pode usar uma GUI para controlar os parĂąmetros de saĂ­da do seu instrumento para aplicaçÔes simples. A AMETEK Programmable Power, por exemplo, oferece sua GUI de PainĂ©is Virtuais, que oferece suporte a vĂĄrias sequĂȘncias e etapas, incluindo aceleração programĂĄvel e tempos de permanĂȘncia e atrasos on-off programĂĄveis. AlĂ©m disso, procure um fornecedor que forneça suporte de software para setores especĂ­ficos da indĂșstria. Para a indĂșstria aeroespacial, por exemplo, a AMETEK Programmable Power oferece opçÔes de aviĂŽnicos de painĂ©is virtuais que permitem que suas fontes AC e AC + DC programĂĄveis simulem as condiçÔes de saĂ­da de energia especificadas nos padrĂ”es de aviação relevantes.

Se vocĂȘ estiver usando uma ou mais fontes AC ou DC em um sistema que tambĂ©m inclua outros instrumentos, vocĂȘ desejarĂĄ escrever um programa personalizado em uma linguagem como Python para gerar os comandos SCPI a serem enviados aos seus instrumentos. Certifique-se de escolher um fornecedor que seja agnĂłstico em relação Ă s linguagens de alto nĂ­vel que vocĂȘ escolher.

VocĂȘ tambĂ©m precisarĂĄ de um driver para cada fonte de alimentação ou instrumento que planeja controlar remotamente. Certifique-se de que os fornecedores de instrumentos possam fornecer drivers compatĂ­veis com o sistema operacional do seu computador host.


3. Ao escolher uma fonte CA ou CC, procure pelo tamanho e peso mĂ­nimos.

À medida que os fabricantes incorporam componentes mais inovadores em seus suprimentos e fontes programĂĄveis, eles podem aumentar as densidades de energia e diminuir o espaço em rack ou bancada necessĂĄrio para uma determinada potĂȘncia nominal. Por exemplo, a nova fonte Asterion DC ASM Series da AMETEK Programmable Power embala 1.700 W em uma largura de rack de 1U de altura. Uma fonte legada com a mesma classificação de energia teria consumido uma largura total de rack de 3U de altura.

AlĂ©m disso, procure uma fonte CA ou CC com resfriamento de ar forçado fornecido por um ventilador de velocidade variĂĄvel que puxa o ar pela frente e pelas laterais do instrumento e o libera pela parte traseira. Essa fonte ou suprimento economizarĂĄ espaço ao nĂŁo exigir espaço vertical adicional quando montado em rack com outros instrumentos. Finalmente, procure baixos nĂ­veis de ruĂ­do acĂșstico. O ASM limita o ruĂ­do acĂșstico a 68 dBA medido a 1 m.


4. Escolha uma fonte ou suprimento que forneça recursos de medição de saída precisos e flexíveis.

Uma fonte que mede os parĂąmetros de saĂ­da pode eliminar a necessidade de instrumentos separados, como DMMs. Fontes de alimentação podem exibir os valores medidos em seus painĂ©is frontais ou transmiti-los por meio de uma interface digital para um computador host remoto. Uma fonte CC bĂĄsica medirĂĄ a tensĂŁo e a corrente de saĂ­da, mas vocĂȘ tambĂ©m pode querer outros recursos Ășteis. Por exemplo, o ASM pode apresentar uma leitura que calcula a mĂ©dia de atĂ© cinco amostras de tensĂŁo e corrente para minimizar o ruĂ­do. TambĂ©m permite definir limites de tensĂŁo e corrente. Uma fonte CA deve medir a tensĂŁo e a corrente de saĂ­da, bem como vĂĄrios outros parĂąmetros. O Asterion AC, por exemplo, inclui recursos de medição baseados em DSP que permitem medir frequĂȘncia fundamental, frequĂȘncias harmĂŽnicas (atĂ© 48 kHz), fase, potĂȘncia real, potĂȘncia aparente e fator de potĂȘncia.


5. Determine o ambiente operacional.

Fontes e suprimentos tĂ­picos operam em uma faixa de temperatura de 0 a 40°C, em uma altitude de 2.000 m e com umidade de 5 a 95% (sem condensação). Isso Ă© mais do que adequado para o laboratĂłrio mĂ©dio ou instalação de produção. No entanto, se vocĂȘ estiver usando seus instrumentos em uma cĂąmara ambiental que varie a temperatura, pressĂŁo ou umidade fora desses limites, converse com seu fornecedor sobre qualquer necessidade de redução de capacidade ou outras etapas.


ConclusĂŁo

Considere cuidadosamente as opçÔes e compensaçÔes em todas as cinco categorias apresentadas aqui para garantir que vocĂȘ escolha fontes AC ou DC que atendam aos requisitos do seu projeto e evite substituiçÔes caras.


 
 
 
001.png
bottom of page